Centro de Estudos Ferreira de Castro

Maio

01-05 Ferreira de Castro participa euforicamente no 1º de Maio

Ferreira de Castro participa euforicamente no 1º de Maio desfila nas manifestações em Lisboa.

05-05 Ferreira de Castro é homenageado em Ossela

Ferreira de Castro é homenageado em Ossela homenagem é promovida por diversos Club Rotary e pelos conterrâneos do romancista.

06-05 Castro tira o Título de Nacionalidade

Castro tira o Título de Nacionalidade Ferreira de Castro obtém, no Consulado de Portugal em Belém do Pará, o Título de Nacionalidade. Apresenta-se como jornalista.

24-05 Nasce José Maria Ferreira de Castro

Nasce José Maria Ferreira de Castro na casa onde residem os pais, no lugar de Salgueiros, freguesia de Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis (Portugal). É filho de José Eustáquio Ferreira de Castro e Maria Rosa de Castro, camponeses arrendatários.

27-05 Conferência sobre Diana de Liz em Évora

Conferência sobre Diana de Liz em Évora o Poeta João de Barros profere um colóquio no Salão Municipal de Évora sobre a autora de «Pedras Falsas». Neste mesmo dia e nesta cidade, é inaugurada uma rua com o nome da

28-05 Ferreira de Castro recebe o prémio “Águia de Ouro Internacional”

Ferreira de Castro recebe o prémio “Águia de Ouro Internacional” ao romancista português é atribuído este prémio, no Festival do Livro de Nice e por unanimidade, por um júri presidido por Isaac Bashevis Singer, de que fazem parte, entre outros, André Chamson, Gore Vidal,Hervé Bazin, Jacques Chastenet, Joaquim Paço d’Arcos e Miguel-Angel Asturias. Eram também candidatos Konstantin Simonov e Lawrence Durrrel.

30-05 Diana de Liz morre em Lisboa

Diana de Liz morre em Lisboa companheira de Ferreira de Castro desde 1927 (viveram na Rua Tenente Espanca, em Lisboa) a escritora, de nome próprio Maria Eugénia Haas Costa Ramos, nasceu em Évora em 1892. As suas obras foram publicadas postumamente pelo autor de «Emigrantes»: «Pedras Falsas» (1931) e «Memórias duma Mulher da Época» (1932). Encontra-se sepultada no cemitério de Ossela, em mausoléu construído por Ferreira de Castro.

30-05 Ferreira de Castro redige o primeiro texto de «Horas Nostálgicas»

Ferreira de Castro redige o primeiro texto de «Horas Nostálgicas» escrito no seringal Paraíso.

31-05 Ferreira de Castro é sepultado na serra de Sintra

Ferreira de Castro é sepultado na serra de Sintra os restos mortais do romancista são inumados em Sintra, numa encosta da serra, a caminho do Castelo dos Mouros, cumprindo-se a vontade do escritor.

Centro de Estudos Ferreira de Castro

Salgueiros, 3720-189

OSSELA - PORTUGAL